terça-feira, 22 de janeiro de 2019




JESUS, CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO

— Ele [Chico Xavier] sempre defendia Jesus...
— Sim. Eu nunca o ouvi defendendo Kardec – referia-se, sim, com muito respeito ao Codificador, mas eu nunca o ouvi tomar a palavra para defender Kardec(1). Agora, a Jesus... Uma vez, uma escritora o visitou dizendo que estava fazendo uma pesquisa sobre o que classificou como sendo o lado obscuro da Vida de Jesus... Ele ficou uma fera. Conteve-se, mas disse a ela: – “Você faça o que quiser, escreva o que quiser, mas se você disser inverdades sobre Jesus, com ou sem o propósito de diminuir o respeito que todos Lhe devemos, você vai se arrepender muito...” Foi quando ele nos advertiu: – “Vocês tomem cuidado, porque vão tentar tirar Jesus do Espiritismo... Vocês devem ficar atentos. Se tirarem Jesus do Espiritismo, o Espiritismo acaba – Espiritismo sem Jesus será uma doutrina como outra qualquer, que fala em reencarnação...”
No livro de Adelino da Silveira – Momentos Com Chico Xavier(2) – no capítulo intitulado Espiritismo Com Jesus, podemos ler: “Chico, estão querendo separar a parte científica, filosófica e religiosa da Doutrina, dizendo que o Espiritismo não é religião, isto é, estão querendo tirar Jesus do Espiritismo. O que você acha de tudo isso?”
A resposta não se fez esperar:
– “Se tirarmos Jesus do Espiritismo, vira comédia. Se tirarmos a religião do Espiritismo, vira um negócio. A Doutrina Espírita é ciência, filosofia e religião. Se tirarmos a religião, o que é que fica?
A filosofia humana, embora seja uma conversa sem fim, tem ajudado a clarear o pensamento, mas não consola perante a dor de um filho morto.
A ciência humana, embora seja uma pergunta infindável, está aí em nome de Deus.
Antigamente, tínhamos a varíola, mas Deus, inspirando a inteligência humana, nos deu a vacina e, hoje, a varíola está quase eliminada da face da terra.
Sofríamos com o problema da distância, mas a Bondade Divina, inspirando a cabeça dos cientistas, nos trouxe o motor. Hoje, temos o barco, o carro, o avião, suprimindo distâncias, o telefone aliviando ansiedades, a televisão colocou o mundo dentro de nossas casas...
Tínhamos medo da escuridão, mas a Misericórdia Divina nos enviou a lâmpada, através da criatividade humana.
A dor nos atormentava, mas a Compaixão Divina nos enviou a anestesia.
Há, porém, uma coisa que a ciência não tem conseguido ajudar. Ela não tem conseguido eliminar o ódio do coração humano. Não há farmácias vendendo remédios contra o egoísmo, o orgulho, a vaidade, a inveja, o ciúme. Não podemos pedir misericórdia a um computador.
Jesus, porém, está na nossa vivência diária, porquanto, em nossas dificuldades e provações, o primeiro nome de que nos lembramos, capaz de proporcionar-nos alívio e reconforto, é JESUS.
De maneira que, se tirarmos a religião, ficará um corpo sem coração; se tirarmos a ciência, ficará um corpo sem cabeça; e se tirarmos a filosofia, ficará um corpo sem membros.”
Carlos A. Baccelli
concedendo entrevista
Livro: Chico Xavier – E Foi Assim...
Carlos A. Baccelli, Francisco Cândido Xavier
LEEPP – Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo
Notas de Fernando Peron (janeiro de 2019):
(1) – Chico Xavier era o próprio Allan Kardec reencarnado. Ver obras A Volta de Allan Kardec (Weimar Muniz de Oliveira, FEEGO – Federação Espírita do Estado de Goiás, Editora Kelps), Allan Kardec-Chico Xavier: Identidade e Missão (Fernando Peron, Carlos A. Baccelli, por Espíritos Diversos, LEEPP – Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo), Chico Xavier, a Reencarnação de Allan Kardec (Carlos A. Baccelli, LEEPP – Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo) e Kardec Prossegue (Adelino da Silveira, CEU – Cultura Espírita União, LEEPP – Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo).
(2) – Momentos Com Chico Xavier, Adelino da Silveira, Grupo Espírita da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário