Tipos de passe

Tipos de passe

Os Espíritos superiores explicam, através da codificação kardecista, que as mãos servem como instrumento para a transmissão do magnetismo humano que, com as energias distribuídas pelos Espíritos, constituem o passe espírita.
Devido aos excessos, infelizmente mais comuns do que seria de desejar, de gesticulação, e de outros atavismos como estalidos de dedos, sem referência experimental e muito menos científica, o melhor passe, a exemplo de Jesus, é, sobretudo e apenas, a imposição das mãos, sem tocar na pessoa que vai receber o passe. Isso porque o que funciona, na verdade, é a mente.

Tipos de passes:

1)
Magnético - Quando ministrado somente com os recursos fluídicos do próprio passista (magnetismo humano).
2)
Espiritual - Quando ministrado pelos Espíritos, unicamente com seus próprios fluidos (magnetismo espiritual), sem o concurso de intermediário (passista). Os Espíritos agem com observância da sintonia e considerando os méritos ou necessidades do assistido, que, às vezes, nem percebe ter sido beneficiado. Para receber um passe espiritual basta orar e colocar-se em estado receptivo.
3)
Humano-espiritual - Quando os Espíritos combinam seus fluidos com os do passista, dando-lhes características especiais. "O fluido humano está sempre mais ou menos impregnado de impurezas físicas e morais do encarnado; o dos bons Espíritos é, necessariamente, mais puro e, por isto mesmo, tem propriedades mais ativas, que acarretam um fortalecimento mais pronto".
(Revista Espírita Set/1865 - "Da Mediunidade Curadora")

O concurso dos Espíritos poderá ser espontâneo ou provocado pelo passista, com uma prece, ou simplesmente num propósito (que eqüivale a um apelo íntimo). Essa assistência espiritual é sempre desejável.
4)
Mediúnico - Quando os Espíritos atuam através de um encarnado mediunizado. O fluido dos bons Espíritos "...Passando através do encarnado, pode alterar-se um pouco..." (como água límpida passando por um vaso impuro) "...Daí, para todo verdadeiro médium curador, a necessidade absoluta de trabalhar a sua depuração".
(Revista Espírita, set/1865 "Da Mediunidade Curadora").
5)Coletivo - Quando a equipe do passe magnético é de pequeno número face à multidão que o procura, sem qualquer prejuízo para os eventuais beneficiados, recorre-se ao passe coletivo. Uma vez que o principal, neste processo de ajuda espiritual, é a sintonia do candidato a receber o passe, os próprios espíritos-passistas durante a palestra ministram bênçãos fluídicas a quem estiver nas condições necessárias para participar na ocorrência deste fenômeno enquanto beneficiado.

Haverá ocasiões em que seja bom e mesmo necessário o passista atuar inteiramente mediunizado. Mas, NOS SERVIÇOS COMUNS DO PASSE NUM CENTRO, ISSO NÃO É ACONSELHÁVEL, porque:

a)
nem sempre o assistido está preparado para presenciar manifestações mediúnicas e poderá se impressionar mal, mesmo sem que o espírito interferente chegue a falar qualquer palavra;
b)
poderá causar uma diferenciação entre os passistas, que não se justifica, e é indesejável.

A aplicação do passe não é o momento adequado para as manifestações mediúnicas.
Quem é médium, além de passista, tem as reuniões apropriadas para dar passividade aos espíritos comunicantes. "Interromper as manifestações mediúnicas no horário de transmissão do passe curativo. Disciplina é a alma da eficiência". (André Luiz).