segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015


NA PRESENÇA DO CRISTO

A ciência dos homens vem liquidando todos os problemas, alusivos ao  reconforto da Humanidade. Observou a escravidão do homem pelo próprio homem e dignificou o trabalho, através de leis compassivas e justas.
Reconheceu o martírio social da mulher que as civilizações mantinham em multimilenário regime de cativeiro e conferiu-­lhe acesso  às universidades e profissões. Inventariou  os desastres morais do analfabetismo e criou  a grande imprensa.
Viu  que a criatura humana tombava prematuramente na morte, esmagada em atividade excessiva pela própria sustentação e deu-­lhe a força motriz.
Examinou o insulamento dos cegos e administrou-­lhes instrução adequada. Catalogou  os delinqüentes por enfermos transformou  prisões em penitenciárias­  escolas.
Comoveu-­se, diante das moléstias contagiosas, e fabricou  a vacina. Emocionou-­se, perante os feridos e doentes desesperados, e inventou a anestesia.
Anotou  os prejuízos da solidão e construiu  máquinas poderosas que interligassem os continentes.
Analisou o desentendimento sistemático que oprimia as nações e ofereceu­  lhes o livro e o telegrafo, o rádio e a televisão que as aproxima na direção de um mundo só.
Entretanto, os vencidos da, angústia aglomeram-­se na Terra de hoje como  enxameavam na Terra de ontem...
Articulam­-se todas as formas e despontam de todas as direções.
Perderam o emprego, que lhes garantia a estabilidade familiar e desorientam-­se abatidos, À procura de pão, foram despejados de teto, hipotecado a solução de constringentes necessidades e vagueiam sem rumo.
Encontram-­se despojados de esperança pela deserção dos afetos mais caros e abeiram-­se do suicídio.
Caíram em perigosos conflitos da consciência e aguardam leve sorriso que os reconforte. Envelheceram sacrificados pelas exigências de filhos queridos que lhes renegaram a convivência nos dias da provação e amargam doloroso abandono. Adoeceram gravemente e viram-­se transferidos da equipe domestica para os azares da mendicância. Transviaram-­se no pretérito e renasceram, trazendo no próprio  corpo os sinais aflitivos das culpas que resgatam, pedindo cooperação. Despediram­  se dos que mais amavam no frio portal do túmulo e carregam os últimos sonhos da existência cadaverizados agora no esquife do próprio peito.
Abraçaram tarefas de bondade e ternura e são mulheres supliciadas de fadiga e de pranto, conduzindo os filhinhos que alimentam à custa das próprias lágrimas. Gemem, discretos, e surgem na forma de crianças, desprezadas, à maneira de flores que a ventania quebrou, desapiedada, no instante do amanhecer.
Para eles, os que tombaram no sofrimento moral, a ciência dos homens não  dispõe de recursos. É por  isso que Jesus, ao reuni­los em multidão, no  tope do  monte, desfraldou  a bandeira da caridade e, proclamando as bem­aventuranças eternas, no­los entregou por filhos do coração...
Companheiro da Terra quando estendes uma palavra consoladora ou  um abraço fraterno, uma gota de bálsamo ou  uma concha de sopa, aliviando os que choram, estás diante deles, na presença do Cristo, com quem aprendemos que o  único remédio capaz de curar  as angústias da vida nasce do amor, que derrama, sublime, da ciência de Deus.

(Obra: Livro da Esperança - Chico Xavier/Emmanuel)


******

“O  Cristo  foi  o  Iniciador  da  mais  pura,  da  mais  sublime moral, da moral evangélico-­Cristã, que há de renovar  o mundo, aproximar os homens e torná­los irmãos; que há de  fazer  brotar  de  todos  os  corações  a  caridade  e  o  amor  do  próximo  e  estabelecer  entre  os  humanos  uma  solidariedade  comum; de uma perfeita moral, enfim, que há de Transformar  a  Terra,  tornando­a morada  de  Espíritos superiores  aos  que  hoje a habitam.”

(Obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo I - Item 9)


******

AVE MARIA
Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.
Santa Maria, Mãe de Jesus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
 
******
 
PAI NOSSO
Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
 
JESUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário