Que venha o ano novo: com muito bom humor!
Mais um ano que chega e, com ele, a lembrança de que o tempo é o talento mais precioso conferido por Deus à evolução humana.
Chico Xavier recebeu mensagens memoráveis com advertências claras dos Instrutores Espirituais a respeito do seu real aproveitamento. Humberto de Campos foi um dos mais enfáticos em acentuar tal necessidade. Em Cartas e Crônicas, ele divulga a triste estatística do amigo Belarmino Bicas, a pedido do próprio, dissecando os motivos da perda de tempo – traço comum à vida da maioria dos mortais. Belarmino desencarnou com 58 anos, tendo se tornado espírita aos 38. Durante os últimos 20 anos de existência corpórea, fez uma relação diária de suas exasperações e respectivas causas. De 1936 a 1956, já bafejado pelas bênçãos do Espiritismo, relacionou o seguinte número de cóleras e mágoas desnecessárias, com a especificação das respectivas causas:
- 1.811, em razão de contrariedades em família;
- 906, por indispor-se, dentro de casa, em questão de alimentação e higiene;
- 1.614, por altercações com a esposa, em divergência na conduta doméstica e social;
- 1.801, por motivo de desgostos com os filhos, genros e nora;
- 11, por descontentamento com os netos;
- 1.015, por entrar em choque com chefes de serviço;
- 1.333, por incompatibilidade no trato com os colegas;
- 1.012, em virtude de reclamações a fornecedores e lojistas em casos de pouca monta;
- 614, por mal-entendidos com vizinhos;
- 315, por ressentimentos com amigos íntimos;
- 1.089, por melindres ante o descaso de funcionários e empregados de instituições diversas;
- 615, por aborrecimentos com barbeiros e alfaiates;
- 777, por desacordos com motoristas e passageiros desconhecidos, em viagem de ônibus, automóveis particulares, bondes e lotações;
- 419, por desavenças com leiteiros e padeiros;
- 820, por malquistar-se com garçons em restaurantes e cafés;
- 211, por ofender-se com dificuldades em serviços de telefones;
- 90, por motivo de controvérsias em casas de diversões;
- 815, por abespinhar-se com opiniões alheias em matéria religiosa;
- 217, por incompreensões com irmãos de fé, no templo espírita;
- 901, por engano ou inquietação, diante de pessoas imaginárias ou da perspectiva de acontecimentos desagradáveis que nunca sucederam.
Como resultado dos constantes acessos de mau humor, Belarmino desencarnou 22 anos antes do que estava previsto. Seu compromisso era ficar na experiência terrestre até os 80 anos, mas não conseguiu, apesar de estar filiado às lições educativas da Doutrina Espírita. Foi, portanto, suicida indireto. “Quantos tesouros perdidos por bagatelas! Quanta asneira em nome do sentimento!...” desabafou Belarmino ao amigo Humberto. E insistiu: “Conte o meu caso para quem esteja ainda carregando a bobagem do azedume! Fale do perigo das zangas sistemáticas, insista na necessidade da tolerância, da paciência, da serenidade, do perdão! Rogue aos nossos companheiros para que não percam a riqueza das horas com suscetibilidades e amuos, explique ao pessoal na Terra que mau humor também mata!...”
O alerta de Belarmino Bicas vem a calhar, neste período especial em que estamos às portas de um ano novo. Que venham os novos dias, convocando-nos a executar velhas promessas, que ainda não tivemos a coragem de cumprir.
Que venha o ano novo, com muito bom humor!
(Editorial do Jornal Folha Espírita - De Janeiro de 2011)
******
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos preocupeis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu cuidado.
JESUS
(Bíblia Sagrada - Mateus 6:33 e 34)
******
AVE MARIA
Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.
Santa Maria, Mãe de Jesus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Santa Maria, Mãe de Jesus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
******
PAI NOSSO
Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
JESUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário